CIO do Grupo Maven esteve na inauguração do Instituto Colaborativo de Blockchain de POA
Na noite de quinta-feira (15/08) aconteceu, no espaço Garden Pub Unisinos, o lançamento do iCoLab. O projeto funcionará como um hub colaborativo, que conecta e desenvolve pessoas e organizações na economia digital com o objetivo de disseminar o conhecimento e estimular a cultura de inovação, por meio de experimentos e projetos de negócio utilizando a tecnologia Blockchain.
No evento de lançamento estiveram presentes nomes importantes da TI, principalmente empresários e entusiastas da tecnologia Blockchain. O CIO do Grupo Maven esteve no local para falar em nome de uma das suas empresas, a Trubr, que desenvolve soluções a partir de Blockchain e aproveitou também para trazer a nova Lei Geral de Proteção de Dados como tema para a noite, anunciando novas soluções que entrelaçam as duas temáticas.
Segundo a Presidente do Instituto, Sandra Heck, o iCoLab é um arranjo institucional que oportuniza pessoas a se conectar e gerar valor em rede, por meio da aplicação dos múltiplos conhecimentos. “Acreditamos que o caminho para vencer passa pela inovação aberta que basicamente é uma estratégia de colaboração onde pessoas e empresas realizam trocas para crescerem juntas. E a convergência das tecnologias, a exemplo do Blockchain tem sido a mola propulsora para acelerar a inovação e a disrupção dos modelos.”, conclui.
O Instituto tem colaboração nas mais diversas áreas de atuação, como: negócio, tecnologia, jurídica, governança, risco, compliance e gestão, em conjunto com parcerias estratégicas. O que viabiliza um portfólio de serviços ao mercado, e que vão desde a sensibilização e a identificação da real causa do problema (ou da oportunidade), ajudar a entender sua aplicabilidade, identificar redes de incentivo, realizar experimentos e projetos de negócio envolvendo Blockchain para empresas pública e privadas, estimulando uma rede de colaboração em inovação e uma série de verticais, tais como: indústria manufatura, varejo, agronegócios, utilities, saúde e governo. Adicionado a isso, o Instituto desenvolve trilhas de formação em Blockchain para desenvolvedores e líderes de qualquer nível hierárquico, bem como a realização de workshops, cursos e hackathons dentro das empresas ou no iCoLab.